Próximo Evento‎ > ‎

Novembro/2009

Almoço-Convívio, 10 de Novembro
 
Realizou-se no dia 10 de Novembro de 2009, pelas 12H45, no RESTAURANTE O QUINTAL, Av. Manuel Maria Portela, 56 em Setúbal, mais uma sessão de trabalhos da nossa recém-autorizada Academia, desta vez presidida pelo Compadre João Carlos Fidalgo, devido à ausência justificada do Compadre Carlos Carvalho.
 
Contámos com presença amiga de vários Compadres da Academia da Costa do Estoril: Carlos Santos, Presidente da Assembleia Geral; Pereira Alves, Presidente da Direcção; Marques da Silva, Vice-Presidente da Direcção e ainda do Compadre Vitor Nelson.
 
Para a mesa de honra o Presidente em exercício convidou os Compadres da Academia da Costa do Estoril, o convidado do Compadre Carlos Santos, a Comadre Maria Alice e o Compadre Dias Pereira.
 
Para dar início aos trabalhos foi solicitado ao Presidente da Direcção da Academia do Bacalhau da Costa do Estoril, Compadre Pereira Alves, para dar o mote para o Gavião de Penacho.
Procedeu-se depois à designação dos Carrascos incidindo a nomeação nos Compadres Carlos Santos e Dias Pereira.
 
O nosso Compadre Dias Pereira, que representou a nossa Academia no 38º Congresso Anual das Academias do Bacalhau, organizado pela Academia de Pietermaritzburg, na África do Sul, onde sob proposta conjunta das Academias do Bacalhau de Lisboa e da Costa do Estoril, foi aprovada, por unanimidade, a nossa Academia, foi convidado a relatar o acontecimento.
Realçou a simpatia e urbanidade com que todos foram recebidos pela congénere local e destacou o apoio que recebeu da parte da Delegação madrinha Academia da Costa do Estoril, chefiada pelo seu Presidente da Assembleia Geral, Compadre Carlos Santos, que possui elevado reconhecimento no seio da nossa agremiação.
Fez entrega das lembranças recebidas à novel Academia do Bacalhau de Setúbal para a sua futura sala de troféus e de algumas recordações para serem leiloadas em próximas sessões de trabalho.
 
Foram depois os Compadres com convidados alvitrados para fazerem a sua apresentação. O Compadre Atílio Alves apresentou o Sr. Rui Cândido, salientando a sua vertente solidária devidamente reconhecido na cidade de Setúbal. O Compadre Carlos Santos sugeriu-nos o Sr. Luis Monteiro para fazer parte do nosso convívio.
 
Durante a sessão de trabalho, onde foram servidas umas magníficas pataniscas de bacalhau, foi convidado o Compadre Presidente da Direcção da Academia do Bacalhau da Costa do Estoril para nos animar sobre os objectivos das Academias, (Acção Social, Solidariedade e Portugalidade).
O Compadre Carlos Santos pediu autorização para solicitar um minuto de silêncio pelo falecimento dos nossos compatriotas emigrantes falecidos recentemente em Andorra, a que todos acedemos recolhendo-nos respeitosamente pelo seu perecimento. O Compadre Pedrosa realçou o recolhimento a que acabáramos de assistir, forma bem portuguesa de honrar os mortos, contra outras formas actualmente em uso e que não estão de acordo com a nossa tradição.
 
Aos dois convidados foi depois pedido que se pronunciassem quanto às suas presenças, a que ambos acederam manifestando reconhecimento pelo convite recebido e interesse em participar nas nossas futuras realizações.
 
 
 




 

 
 

O Compadre Carlos Santos pediu a palavra para informar que no próximo dia 28 de Novembro, se vai realizar a Sessão de Trabalhos Comemorativa do Aniversário da Academia do Bacalhau de Estremoz, para o que nos encontramos todos convidados, apelando à presença dos Compadres de Setúbal.
 
O Compadre Fidalgo aproveitou também para referir que devido aos Feriados Nacionais da 1ª quinzena do próximo mês a nossa próxima Sessão de Trabalhos será realizada, somente, na 3ª Feira, no dia 15 de Dezembro de 2009.
 
Efectuou-se o sorteio habitual, tendo sido o feliz contemplado, o Compadre Dias Pereira, que compulsivamente se viu forçado a autorizar o consumo imediato do prémio que lhe tinha sido atribuído.
 
Foram então os Carrascos chamados à sua notável lida da qual se “desempecilharam” com a proficiência e sociabilidade a que nos vêem acostumando.
 
Para encerramento de mais esta afamada Sessão de Trabalho foi convidado o Compadre Carlos Santos para nos dirigir no tradicional Gavião de Penacho final.