Próximo Evento‎ > ‎

Abril/2009

No dia 14 de Abril, realizou-se na cidade Sadina o 3.º Almoço-Convívio daquela que, estamos certos, virá a ser a Academia do Bacalhau de Setúbal.
 
No almoço estiveram presentes os compadres Carlos Santos, Vitor Nelson, Paquete e Álvaro Nascimento da Academia do Bacalhau da Costa do Estoril, e o compadre César de Pina, Presidente da Academia do Bacalhau do Porto.
Foi com muita alegria que recebemos estes nossos compadres e amigos , que para além da sua sempre agradável presença, nos têm dado um contributo muito valioso transmitindo os valores da Academia aos recém-chegados convivas desta Academia em formação.
 
O Compadre César Pina, transmitiu-nos as saudações do Compadre Durval Marques, Presidente Honorário das Academias do Bacalhau, e em breves palavras, descreveu a história da Academia do Bacalhau, as razões que levaram à sua fundação, dando particular relevo ao nome atribuído à Academia do Bacalhau pois, com frequência, é erradamente confundida com confraria gastronómica. O bacalhau é igualmente apelidado pelos portugueses de "fiel amigo", e assim, metaforicamente, se denominou aquela que se pretendia fosse a Academia dos Fiéis Amigos, a Academia do Bacalhau. Convidou-nos a visitar o site da Academia do Bacalhau do Porto, onde poderemos encontrar toda esta descrição, que igualmente inspirou as descrições incluídas neste site.
 
O Compadre Vitor Nelson da Academia do Bacalhau do Estoril dirigiu igualmente algumas palavras de incentivo, vincando a missão desta Instituição - a Lusofonia, sentida de forma mais intensa pelas Academias do Bacalhau sediadas fora de Portugal, e a Solidariedade, vertente mais vivida pelas Academias do Bacalhau em Portugal.
 
Foram convidados deste evento, Daniel Patacho de Matos, Médico Veterinário e Empresário, e Carlos Rodrigues Marques, Engenheiro e Oficial da Marinha, e seu filho, o pequeno Eduardo, trazidos até ao nosso convívio, respectivamente, por Vitor Baião e Zeferino Boal.
 
Durante o almoço foi sorteada uma caixa de vinhos de reserva, amavelmente oferecida pelo futuro compadre Elmiro Barbeiro, que o pequeno Eduardo entregou ao feliz contemplado, o seu padrinho Zeferino Boal.
 
Antes de encerrar tivemos solidariedade pela mão do Carrasco. Carlos Santos, da Academia do Bacalhau do Estoril, foi uma vez mais entre nós nomeado para o efeito, mas desta vez acompanhado pelo Compadre sadino João Fidalgo, que se iniciou nesta função Académica. Temos Carrasco em Setúbal!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pensamento: Meço o valor de um homem pela medida em que ele se liberta de seu próprio eu. (Albert Einstein)